Agora sei que o Mario Sérgio Cortella é filósofo, professor da USP e conferencista, mas quando me deparei com o livro "Qual é a tua obra?", não sabia nada sobre o autor.
Comprei "no escuro", e gostei muito do subtitulo "Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética".
Confesso que tenho ranço em relação aos livros considerados de ajuda ou autoajuda. Nunca gostei da idéia de formulas prontas, formatadas que indicam, de modo indelével, qual o comportamento correto para alcançar felicidade e sucesso. Pura piada.
Este definitivamente não é o caso deste livro. Com raizes encravadas na filosofia (numa abordagem acessivel), o autor dispara questionamentos que servem para qualquer pessoa pensar e repensar seus valores e ação na vida.
Segundo o autor, a discussão da ética, baseada no autoquestionamento, na verificação dos princípios que respondem ao "Quero ? Devo? Posso?", resultam na nossa ação no mundo, na nossa conduta moral (para o bem ou para o mal).
A conduta moral seria a ética em ação ("A moral é a prática, é o exercício das suas condutas - pag. 110").
Cortella, desafia o leitor a reavaliar seus valores e motivações, de modo a assumir / internalizar novos papéis e comportamentos que resultem em ações positivas no mundo e realizações de vida.
È claro que isto dito assim, de modo tão simples, fica muito bonito. Mas são apenas frases. A realidade cotidiana é bem mais real (sic).
De qualquer modo as sementes são lançadas e, através do esforço cotidiano no autoconhecimento (se a criatura realmente quiser), a trilha é mantida e o movimento permanece.
No comments:
Post a Comment