Slumdog Millionaire foi o grande vencedor do Globo de Ouro ontem à noite.
Mericidíssimo.
Este filme de Danny Boyle ("Trainspotting") - com um elenco totalmente desconhecido -, é uma fábula poderosa passada nos mais sórdidos ambientes de uma Índia decadente.
Slumdog conta a intensa história de três crianças párias – a camada dos “intocáveis” - , os irmãos Salim e Jamal e a garota Latika, todos abandonados à propria sorte desde a infância numa Índia tomada pela corrupção, podridão e violência.
Quando o filme começa, as imagens de Jamal alternam-se entre sua participação em um game televisivo tipo “O show do milhão” - no qual ele vai acumulando pontuação e dinheiro por responder corretamente às perguntas – e cenas dele sendo torturado pela polícia para confessar que meios utilizou para fraudar o programa, uma vez que ele sendo um pária –um burro, um ser inferior, portanto- seria incapaz do desempenho apresentado.
Afinal, como um garoto – que tem como profissão servir chá a operadores de telemarketing – pôde responder corretamente às perguntas difíceis do programa.? E porque ele está neste programa, qual a sua intenção? Tudo é misterioso e motivo de desconfiança.
A medida em que Jamal vai revelando como sabia cada resposta vamos ficando cada vez mais perplexos. Cada explicação é um soco na cara do espectador (vai desde o hilário ao absolutamente trágico, ao horror).
Para não estragar as surpresas, não vou revelar mais do enredo – que é um primor de originalidade. Só dá pra dizer que este é um dos filmes mais inteligentes dos últimos tempos.
Feito com garra e segurança , Slamdog Millionaire é uma obra engenhosa, completa, emocional, coroada com um final apoteótico e belíssimo que fica ecoando nos corações e mentes de todos.
Bravo !
2 comments:
Commendable Post Dear!
Dear, Need your valuable feedback about:
www.octandigital.com
Regards,
Mehta (India)
Amado, assisti a este filme essa semana. Adorei também! Beijos
Post a Comment