Monday, September 12, 2005

Porto Alegre em Cena - Duas X Pinter

Image hosted by Photobucket.com

Começou no final de semana passado o Festival de Teatro Porto Alegre em Cena, já considerado o maior do Brasil. Fomos ontem assistir a primeira das várias peças que programamos para esta edição. Segue comentário

Duas X Pinter :

Autor : Harold Pinter
Direção : Italo Rossi

Uma peça dividida em dois textos. O primeiro "Cinzas e Cinzas" mostra um casal (Ester Jablonski e Marcelo Escorel) numa discussão sobre um pretenso ex-amante dela. De forma absolutamente não linear o texto escorrega várias vezes para assuntos ou comentários paralelos que de certa forma não têm nada a ver com o mote principal. Assim, a figura e as ações do amante são reveladas em fragmentos de recordações o que mais provoca curiosidade (mas não muita) do que certezas. Ele era um assassino de massas? Tentou realmente matar a personagem? Um sádico? As respostas não são dadas de modo explicito; são tangenciadas. A mulher desdobra-se em um exercício de omissão e necessidade de confissão. O marido (ou namorado, sei lá), tenta cercá-la com várias perguntas e ela escapa. Porém ele mesmo divaga em vários momentos e se perde. Volta, retoma a linha do interrogatório, insiste. No final, revela-se, de forma solta e inconsequente, um cenário de tragédia que pode ou não ser real. Minha avaliação é de que a obra pode ser vista como "instigante" (para uma minoria de intelectuais bem cerebrais) ou "entediante, incompreensível e chata" (para o resto de nós mortais).

O segundo texto, "Uma Espécie de Alasca" (inspirado pelo livro Awakenings, que também originou o filme Tempo de despertar, estrelado por Robin Williams e Robert De Niro), mostra o despertar de uma mulher após 29 anos de sono profundo. Joanna Fomm (em grande forma) faz esta mulher-menina perplexa diante da situação. Questiona se está viva ou morta, dormindo ou sonhando. Acredita ainda ter 15 anos, comporta-se como uma garota, lembra de si mesma como uma garota. Porém, a partir das conversas com o médico e com a irmã, aos poucos vai incorporando a realidade desperta. O interessante é perceber que esta realidade a fascina e assusta. Se por um lado ela tem curiosidade pelo atual, sobre o que aconteceu consigo mesma e com a família, ao mesmo tempo percebe-se seu medo em enfrentar um mundo totalmente diferente. O texto, muito mais acessível que o primeiro, permite algumas risadas o que sem dúvida agrada o público. Para quem viu o filme sabe como a peça termina, só que aqui a personagem volta a dormir por vontade própria..

Para mim o saldo final é regular. Não achei nada excepcional e com certeza não aplaudi em pé (o que todo o resto dos presentes fez).

3 comments:

  1. Anonymous5:14 PM

    GoFish Launches SearchWebMedia
    Claiming to have created the first integrated Web/media search engine, GoFish has launched SearchWebMedia , which mashes together standard Web search results with movie, music, and ringtone keyword matches.

    You have done a great job on setting up your Blog. Your site will definately
    be bookmarked.

    I am in the process of setting up a cellular phone number search
    site/blog. It's basically a resource site which covers cellular phone number search related stuff.

    Please let me know what you think if you have time to check it out.

    ReplyDelete
  2. Anonymous5:29 PM

    olá, boa noite!
    adoro teatro, sempre participo do festival nordestino de teatro de Guaramiranga que fica próximo a minha cidade. muito legal seus comentários... continuo os mandado, é um prazer lê-los.

    abraços, Benigna.

    ReplyDelete
  3. Anonymous8:26 PM

    Muito bom seu blog. Vou virar freguês.




    www.cronopolitano.blogspot.com

    ReplyDelete