Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, February 19, 2018

Fato - Allan Kardec e os negros.


Allan Kardec, um adepto da pseudociência Frenologia (bobagem que diz que o caráter, a personalidade e a tendência à criminalidade pode ser definida pela forma da cabeça da pessoa), fala sobre a raça negra na Revista Espírita de Abril de 1862.

Kardec reconhece que os negros podem sim evoluir espiritualmente, desde que reencarnem em um “envoltório em melhores condições” (seria este envoltório uma pele branca?)

…. Veja só.....
=============================================

Excerto :



"Diz-se a respeito dos negros escravos: "São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido querer instrui-los. É uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz." A teoria que acabamos de dar permite encará-los sob outra luz. Na questão do aperfeiçoamento das raças, deve-se sempre levar em conta dois elementos constitutivos do homem: o elemento espiritual e o elemento corporal. É preciso conhecer um e outro, e só o Espiritismo nos pode esclarecer sobre a natureza do elemento espiritual, o mais importante, por ser o que pensa e que sobrevive, enquanto o elemento corporal se destrói.

Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos; como Espíritos, trata-se, sem dúvida, de uma raça inferior,isto é, primitiva; são verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar. Mas, por meio de cuidados inteligentes é sempre possível modificar certos hábitos, certas tendências, o que j á constitui um progresso que (os) levarão para outra existência e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições. Trabalhando em sua melhoria, trabalha-se menos pelo seu presente que pelo seu futuro e, por pouco que se ganhe, para eles é sempre um a aquisição. Cada progresso é um passo à frente, facilitando novos progressos."

No comments: