Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Tuesday, February 20, 2018

Artes Plásticas - Miguel Anselmo - Fósseis Contemporâneos



A ideia de que somos hoje os possíveis fósseis de amanhã toma corpo no trabalho do artista plástico Miguel Anselmo, que abre hoje exposição na Biblioteca Mario de Andrade em São Paulo.

Miguel é um conhecido nosso de longa data e esta exposição representa o coroamento de uma carreira que tivemos a oportunidade de acompanhar desde o início aqui em Porto Alegre.

Para mim, nesta amostra, os trabalhos do artista propõem que os lugares que hoje habitamos, por mais que pensemos ser nossos, são apenas testemunhas indiferentes da nossa efemeridade. 

Com a nossa ausência, estes locais permanecerão e serão passados adiante, enquanto nós sumiremos e seremos esquecidos pelas gerações e/ou habitantes seguintes.

Mas, será que permanece algo de nosso impregnado nas suas estruturas, na sua massa, na sua “alma”?

Penso que não.

Mesmo que fique alguma “marca” – tipo “eu estive aqui” (como as caveiras fossilizadas em papel de parede, azulejos e outros materiais contemporâneos propostos por Miguel) -, isto nada significará no futuro, pois o nosso “eu” – quando visto “a posteriori” - não passará de uma curiosidade sem maior interesse, imediatamente esquecida.

Assim, Miguel nos propõe – de uma maneira poderosa - a refletir sobre o presente, sobre a vida, sobre o tempo, e, fundamentalmente, sobre transcendência e eternidade.
 

 

  

No comments: