Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Sunday, August 22, 2010

A invenção da Mentira e O Escritor Fantasma

DOIS FILMES DE FINAL DE SEMANA

A Invenção da Mentira



A Invenção da Mentira, do Rick Gervais, é uma comédia que se passa num mundo onde todos falam somente a verdade, onde não existe o conceito de mentira, de engano. Assim as pessoas “são francas e verdadeiras”, o que dá margem para que os mais estranhos, agressivos, preconceituosos e maldosos comentários sejam ditos de maneira natural na conversa cotidiana.

Gervais faz Mark Bellinson, um roteirista cinematográfico gordinho e “mané” que, depois de passar poucas e boas, acaba “descobrindo” a mentira e seus efeitos benéficos e, a partir daí, inicia uma trajetória de sucesso e riqueza.

Para não estragar a surpresa, digo que Mark acaba inventando a “maior mentira de todas”, algo que acaba mudando toda a cultura humana.

A cena da invenção da grande mentira é genial. Um soco na cara do espectador. Iconoclasta total.

Muito bom.

O Escritor Fantasma



Roman Polanski de volta a melhor forma, depois de umas bombas tipo "O nono portal" e "Lua de Fel".

Este filme me lembrou muito a estrutura narrativa de Chinatown, outro clássico do diretor. Como naquele, aqui o espectador é convidado a ficar lado a lado com o protagonista a medida em que este vai desvendando gradativamente a trama. Isto acaba criando uma cumplicidade e um comprometimento com o herói.

Ewan McGregor faz The Ghost, um ghostwriter, contratado por um ex primeiro ministro britânico (Pierce Brosnan numa atuação fantástica), para completar suas memórias, uma vez que o ghostwriter anterior morreu (acidente ou suicídio... ou outra coisa ?) , e o livro tem que continuar.

O filme é ótimo, com pelo menos duas cenas geniais : uma é o lance do GPS no carro e outra a imagem final.

Coisa de gênio.

2 comments:

Guto Leite said...

Vou ver e conferir, querido! Um grande abraço e valeu pelas dicas de cinema!

Norma de Souza Lopes said...

Vi e também gostei. Agora que você falou do livro,também quero ler.
Um Abraço
Norma