Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, October 14, 2004

Escolha apenas uma...



Se você tivesse que escolher uma única lembrança de toda sua vida, qual seria?

Esta questão curiosa e instigante é colocada no filme "Depois da Vida", do diretor japonês Hirozaku Kore-eda, no qual, como o titulo sugere, a ação transcorre no além.

A história mostra o trabalho em uma espécie de casa de passagem onde os recém-mortos devem passar uma semana antes de partirem definitivamente para a vida eterna. Nesta semana, ajudados por alguns funcionários, cada um deles deverá escolher uma única lembrança de toda a sua vida, a qual definirá o único sentimento que carregarão consigo para sempre.

Eis o que alguns dos personagens escolhem :

Uma garota primeiro escolhe a recordação de uma tarde na Disneylandia mas depois muda para o cheiro do colo da sua mãe.

Um senhor escolhe reviver a sensação da sua infância quando ia para a escola de bonde e sentia a brisa fresca do ar no seu rosto.

Outro prefere a sensação de voar entre as nuvens.

Uma senhora escolhe reviver a emoção de, pequena, dançar para a alegria do seu amado irmão.

Um jovem questiona se não pode escolher um sonho ao invés de uma lembrança real.

e assim por diante..

Só por esta idéia simples e direta o filme já é interessante. Mas a obra tem mais, por exemplo : os tais funcionários da "instituição" são almas antigas que, na época do seu desencarne, não conseguiram escolher uma única lembrança e por isto ficaram presas naquela espécie de limbo auxiliando os demais que por ali passam. Isto, se por um lado significa um aprisionamento, por outro -como define um deles- representa uma liberdade de continuar a se lembrar da sua própria existência ou então de manter viva a memória dos que avançam para o próximo estágio.

Outra maravilha do filme é a história de um dos recém chegados -o velho Sr. Watanabe- que não consegue se lembrar de nada relevante na sua vida. Ele julga ter tido uma existência normal, medíocre e insípida. Na instituição quem o atende é o jovem Yusuke que, para ajudá-lo, providencia várias fitas de vídeo que mostram o filme completo da sua vida. O que Yusuke espera é que , ao rever sua biografia, o ancião possa se recordar de alguma coisa que tenha valido a pena e, assim, faça a sua escolha. Juntos começam a assistir as fitas. Em uma delas aparece o primeiro encontro de Watanabe com a jovem Kyoto, que mais tarde viria a tornar-se sua esposa (registrando: Kyoto já havia morrido há algum tempo antes de de Watanabe). É um momento constrangedor pois o jovem Watanabe sua muito e não consegue conversar com a moça, cabendo à ela toda a iniciativa de aproximação entre eles. Ela, tímida, começa a falar sobre filmes e consegue estabelecer um link com o desajeitado rapaz. Ao ver tal cena, Yusuke, melancólico, diz entender a vergonha e o embaraço de Watanabe pois ambos pertenceram a mesma geração. O velho fica surpreso. Yusuke então explica ter morrido na guerra há muito tempo, o que explica sua aparência jovem. Continuam a assistir os "tapes" até que em uma das fitas o casal, já velho, aparece sentado em um banco de praça. Eles tinham acabado de sair do cinema aonde tinham ido pela primeira vez após 30 anos de matrimônio. Ambos gostaram muito do programa e prometem que, a partir dali, iriam repetí-lo uma vez ao mês. Watanabe gosta do que vê e escolhe a sensação desta lembrança para a sua eternidade.

Com a missão cumprida Yusuke revela, para outro personagem, ter amado Kyoto antes de partir para a guerra onde foi morto, porém não teve jeito de declarar-se ou de tentar uma aproximação maior. Isto fez com que ele morresse sem ter a certeza de que era correspondido pela moça. Porém agora, ao revê-la nas fitas de Watanabe, sentiu aflorar novamente o sentimento que nutriu por ela. Busca então, no arquivo de imagens dos mortos antigos, qual foi a lembrança que Kyoto escolheu para sua própria eternidade. Ao ver a fita, Yusuke se emociona ao perceber que a recordação escolhida pela mulher mostrava exatamente ele e ela sentados num banco de praça antes dele partir para a guerra (e, obviamente, antes dela conhecer Watanabe). É uma cena pequena, calma, sem diálogos com ambos tímidos e constrangidos, sentados lado a lado. Tudo o que ela faz é contemplar as mãos do amado. Assim ele percebe que algo que até tinha feito questão de esquecer, algo que para ele era puro constrangimento e insegurança, significou muito para Kyoto. Ele pensa :"Mesmo não percebendo, podemos ser a melhor lembrança para alguém". Yusuke então escolhe este sentimento para partir para sua própria eternidade.

Como se vê, o filme é rico em significados. Porém, já aviso, quem assistí-lo tem que estar imbuído de uma forte dose de paciência devido ao seu ritmo excessivamente lento em certas passagens. Mas vale a pena.

De qualquer forma, após assistí-lo, me peguei pensando sobre qual lembrança da minha vida eu escolheria se estivésse numa situação semelhante. Me vi diante de várias alternativas (todas amorosas ou familiares), porém nenhuma específica que pudesse englobar o universo de sentimentos que gostaria de carregar comigo. Perturbado, conversei sobre o assunto com meu amado. Ele então me recordou um fato real e concreto que só pode ser descrito como milagre nas nossas vidas. Pensei : "é isto, quero a sensação eterna de um milagre". Porque? Bem, primeiro devemos acreditar que eles existem. E depois, quando acontecem, a sensação é de que o inconcebível, o impossível nos foi ofertado. É a sensação da mão da providência operando, do destino movendo as peças para nos proteger ou ofertar alguma dádiva. É o sentimento de que fomos escolhidos para uma graça especial. É aquele toque na alma que congela e transfigura, por alguns instantes, o nosso viver. É o momento onde a razão se perde e o divino brota.

Isto eu gostaria de levar para sempre.

Amém.


17 comments:

Anonymous said...

Gostei muito do filme, mas de fato deve-se avisar que o filme é
lento, o que desagrada muita gente.
COntudo, qual não foi minha surpresa ao assistir o filme, tendo visto praticamente a mesma idéia nos palcos de Curitiba umas poucas semanas antes! A peça 100 (hundred), de um grupo de teatro inglês, ganhadora
do prêmio do Fringe de Edimburgo, que esteve por estas bandas participando do Festival de Teatro de Curitiba, tem a mesma idéia, guardadas as proporções teatro/cinema: quatro 'recém falecidos'
buscando pelo momento sublime de suas vidas, que irão reviver eternamente, 'guiados', aconselhados, por um senhor, guia. Se a idéia é a mesma, e até a metade a história se assemelha, de um ponto para frente a peça toma rumos drásticos, amargurados. Não sei se
ainda esta rodando o Brasil - duvido, há meses que passou aqui - mas se alguém tier a chance de ver, recomendo.

Almir (asdF)

almirtovar2@yahoo.com.br

Anonymous said...

Quando eu estava na faculdade, por volta de 1984, Jorge Luis Borges veio ao Brasil, e fomos vê-lo no MASP, se não me engano. Lembro que minha professora de Literatura, sentada atrás de mim, soprou no meu ouvido algo como "Você nunca mais vai ser a mesma pessoa depois de ver o Borges", e eu naquela hora não dei mais do que uma atenção respeitosa ao comentário. Mas o fato é que,muitos anos depois, o que ela disse, e o que vi e ouvi do Borges, nunca mais me deixaram, e, sim, aquilo mudou a minha vida. Digo o mesmo desse filme.

Anonymous said...

barbara_pollac@yahoo.com.br

Anonymous said...

barbara_pollac@yahoo.com.br

Rodrigo Thor said...

Pelo visto uma boa dica de filme, mesmo que seja parado.

É difícil pensar em apenas uma lembrança pra levar daqui, pois teria que ser algo muito intimo e muito importante ao mesmo tempo.
Não que seja difícil de achar momentos assim, dificil é escolher o mais importante. Sem falar em todas as possibilidades que ainda temos pela frente.

MAs acho que pensando bem, hoje eu saberia dizer qual foi o momento de maior realização, e que eu jamais ia querer esquecer...

ps.: obrigado pela força, e um abraço para Dona Isis.

Mariana said...

Escolher um momento seria muito difícil.Pelo menos ate agora. Acho eu ainda tenho uma vida inteira pela frente.
Esses filmes que fazer a gente ficar pensando na propria vida são o máximo. Assim como o Brilho Eterno.
Complicado, muito complicado...

e tu tá bem?
beijosssss!!!!!!!!
Mari

Laguna said...

Oi, Iuri,

boa indicação de filme, é bem difícil decidir qual lembrança levaria comigo caso morresse agora, muitas delas nos trazem sentimentos, mesmo as que são ruins nos ensinam alguma coisa e são valiosas para nossa evolução... será que é um filme fácil de achar? fiquei com vontade de assisti-lo...
bem, como muitos amigos estão fazendo blogs, decidi entrar na onda e criei o meu, nem se compara ao seu, é claro, mas espero uma visita sua, ok? ainda está bem no começo (só fiz um post até agora) e tá meio desajeitado, mas se vc tiver alguma sugestão, será bem vinda! aparece lá, o endereço é roomofangel.blogspot.com até mais! and keep up the good work,

Laguna.

umamulher said...

Amado, embora não tenha visto o filme,seria difícil para eu escolher um momento importante, pois aos 47 anos existem muitos momentos importantes, porém existem 2 de que não abriria mão . 1° seria o momento das minhas filhas nascerem( que foi maravilhoso) o segundo seria ouvir meu Pai dizendo para sentir o cheiro da terra em dia de chuva. Quando começava a chover, meu pai nos chamava (os 4 filhos) e dizia : Sintam o cheiro da terra molhada...e eu achava o máximo......pode ser ?????
Um beijo no Urso!
Te amando muito !!
Themis

Dayse said...

Sempre dás o que pensar.
Por onde tens andado, querido?
Beijo

Dayse said...

Desculpa o berro, mas

CADÊ TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU????!!!!!!


Estou mortíssima de preocupação com teu desaparecimento (falta de posts recentes, sumiço na lista, falta de resposta a e-mails...

CADÊ TU?

Aparece.

Um abração

Anonymous said...

Acabou?

Aaaahhh!!!...

Dedé

Laguna said...

Olá, Iuri,
só passei por aqui para desejar-lhe um Feliz Ano Novo!!! Tudo de bom para vc e seja bastante feliz!!! Ah, e não abandone seu blog assim, ok? faça posts, nem que seja só para dizer oi...
Até a próxima,
Laguna.

Anonymous said...

Acabou mesmo?!!!!! snif...
Fazia tempo que eu não olhava mais...ainda tinha esperança. Cara, se é que tu ainda olha isso aqui de vez em qdo: tdo de bom pra ti, tu deve saber a hora de parar. Respeito a tua vontade.
Abraço!!!

Dedé

ps:se tu voltar a escrever em algum lugar, talvez uma outra página, e quiser retomar um leitor: andrelslima@yahoo.com.br

lila said...

adorei teu blog, posso linkar no meu?

Miss Janis Joplin said...

Olá Iuri :)
Sempre passo por aqui, mas as vezes esqueço de comentar...
Adorei o post!
A descrição do filme me fez parecer ótimo e certamente irei procurá-lo para ver...
O que falou sobre como escolher uma lembrança..hmm..fiquei pensando qual escolheria..

Um ótimo final de semana para você...

Muita paz!

Bjs =*

syax86xomo said...

Big News From The Healthcare Industry!!

+++++++++++Current Profile+++++++++++
Faceprint Global Solutions (FCPG)
Current Price $0.15
A company with hot new identity solution products
and licenses with over 40 current governmental and
non-governmental contracts in negotiations.
+++++++++++++++++++++++++++++++++

Is this an undiscovered gem priced to go higher!!
Please read the following Announcement in its Entirety and Consider the Possibilities�
Watch this One to Trade!

FCPG volume trading is beginning to surge with this landslide Announcement. The value of this
stock appears poised for growth! This one should not remain on the ground floor for long.

BREAKING NEWS!!

Faceprint Global Solutions (FCPG) is pleased to announce that its European partner, Keyvelop, has teamed up with IBM's Partner World Industry Networks to deliver customer software requirement solutions for the international healthcare industry.
With FGS owning the exclusive North American rights to distribute the worlds leading encryption and transmission software developed by Keyvelop, FGS is poised to capture large volumes of sales generated by customers currently using IBM's software in the healthcare and other industries.
With traceability and security now deemed a serious business priority, companies are increasingly focused on employing procedures and controls designed to ensure the authenticity, integrity and confidentiality of electronic records.
"This is a very positive move for FGS and for Keyvelop," said FGS CEO Pierre Cote. "We are very happy about the decision to go with IBM. This is a continuation of the progress made by everyone associated with FGS and its partners."
Buell Duncan, IBM's general manager of ISV & Developer Relations commented, "Collaborating with Keyvelop will ensure that we develop open solutions that are easy to maintain and cost effective for our customers in the healthcare and life sciences industry."
Among other things, this new software technology which is currently being used by a number of European healthcare companies, is used to send any file, regardless of format or size. Encryption keys, evidence of transmission integrity with fingerprint calculation, time-stamping of all actions and status record updating, pre-checking sender and receiver identities, validating file opening dates are part of Keyvelop features.
About FacePrint Global Solutions, Inc.
FGS operates a business, which develops and delivers a variety of technology solutions, including biometric software applications on smart cards and other support mediums (apometric solutions). FGS's products provide biometric solutions for identity authentication and a host of smart card- and biometrics-related hardware peripherals and software applications. Apometrix, FGS's wholly-owned subsidiary, combines on-card or in-chip multi-application management solutions with best-of-breed 'in-card matching' biometrics. Keyvelop's secure digital envelope solution and Apometrix's on-card biometrics work together to produce the winning combination in the fields of security, traceability and identity management. FGS is headquartered in Fresno, California.
Conclusion:

The examples above show the Awesome, Earning Potential of little known Companies That Explode onto Investor's Radar Screens. This stock will not be a Secret for long. Then You May Feel the Desire to Act Right Now! And Please Watch This One Trade!
GO FCPG!

All statements made are our express opinion only and should be treated as such. We may own, take position and sell any securities mentioned at any time. Any statements that express or involve discussions with respect to predictions, goals, expectations, beliefs, plans, projections, objectives, assumptions or future events or performance are not statements of historical fact and may be "forward looking statements." Forward looking statements are based on expectations, estimates and projections at the time the statements are made that involve a number of risks and uncertainties which could cause actual results or events to differ materially from those presently anticipated. This profile is in no way affiliated with the featured company. We were compensated one thousand dollars from third party (IR Marketing) to distribute this report. Forward looking statements in this action may be identified through the use of words such as: "projects", "foresee", "expects". in compliance with Section 17(b), we disclose the holding of FGS shares prior to the publication of this report. Be aware of an inherent conflict of interest resulting from such holdings due to our intent to profit from the liquidation of these shares. Shares may be sold at any time, even after positive statements have been made regarding the above company. Since we own shares, there is an inherent conflict of interest in our statements and opinions. Readers of this publication are cautioned not to place undue reliance on forward-looking statements, which are based on certain assumptions and expectations involving various risks and uncertainties that could cause results to differ materially from those set forth in the forward- looking statements. This is not solicitation to buy or sell stocks, this text is for informational purpose only and you should seek professional advice from registered financial advisor before you do anything related with buying or selling stocks, penny stocks are very high risk and you can lose your entire investment.

la vida de un loco said...

hola, excelente blog...